O Comandante-Geral parabeniza o Coordenador, Oficiais, Praças e Funcionários Civis da CComSoc, pela passagem do 2º aniversário de criação, comemorado em 29 de dezembro de 2011.
Síntese Histórica
Criada através da Resolução SESEG nº 298, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 29 de dezembro de 2009, pela transformação da 5ª Seção do Estado-Maior Geral (PM/5), a Coordenadoria de Comunicação Social (CComSoc) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro nasceu da necessidade de se ampliar as ações comunicacionais da Corporação.
Vislumbrou-se, à época de sua criação, o ideal de melhorar a imagem da Instituição, desenvolvendo programas e projetos voltados às necessidades do público interno, como também, estreitar laços com o público externo e demonstrar maior transparência diante dos órgãos de imprensa.
A intenção primeira de se transformar uma Seção do EMG numa Unidade independente, subordinada diretamente ao Comandante-Geral da Corporação, foi promover maior autonomia administrativa, bem como, mais liberdade para o processo criativo no desenvolvimento de suas atividades rotineiras, como atualizações no site, TV 190, Rádio 190, Informativo 190, realizações cobertura de foto-filmagem dos eventos de interesse institucional – todos em funcionamento, dentre outros ainda em desenvolvimento.
Os novos rumos da Corporação têm como uma de suas molas propulsoras uma Coordenadoria de Comunicação Social mais dinâmica e moderna, voltada ao objetivo de se alcançar, cada vez mais, a excelência na prestação de seu serviço. Entre o sonho que se pode alcançar e a realidade vivenciada, passamos por um momento de aprendizagem, de estabelecimento de padrões de organização interna e de metodologias a serem aplicadas na área de Comunicação Social.
Seu primeiro Coordenador foi o Cel PM Henrique Lima de Castro Saraiva, sendo o seu atual Coordenador o Cel PM Paulo Frederico Borges Caldas.