O Comandante-Geral parabeniza o Coordenador, oficiais e praças da Coordenadoria de Inteligência , pela passagem do 2º aniversário de criação, comemorado em 29 de dezembro de 2011.
Síntese Histórica
Através do Decreto Estadual nº 140 de 17 de fevereiro de 1964, foi aprovado o Regulamento do Estado-Maior da então Polícia Militar do Estado da Guanabara, quando foram criadas quatro Seções do Estado Maior, dentre elas a 2ª Seção (PM/2) – Informações. Esta Seção tinha a responsabilidade de produzir e difundir informações de interesse para a Corporação, além da organização, e controle do serviço de informações e contra-informações da PMEG.
Tal estruturação e nomenclatura permaneceu após a fusão da Polícia Militar do Estado da Guanabara e da Polícia Militar do antigo estado do Rio de Janeiro, através do Decreto Lei nº 92, em 06 de maio de 1975, que deu origem a atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Em 29 de dezembro de 2009, através da Resolução da SESEG nº 300 de 23 de novembro de 2009, a 2ª Seção do Estado-Maior Geral (EMG/PM-2) foi transformada em Coordenadoria de Inteligência (CI).
A Coordenadoria de Inteligência é a Agência Central de Inteligência da PMERJ, incumbida do planejamento, da coordenação e da fiscalização das atividades do Sistema de Inteligência da PMERJ (SIPMERJ). A atividade de inteligência de segurança pública consiste no exercício permanente de ações especializadas para a identificação, acompanhamento e avaliação de ameaças reais ou potenciais na esfera da segurança pública, orientadas para a produção e salvaguarda dos conhecimentos necessários à decisão, ao planejamento e a execução de uma política de segurança pública e das ações para neutralizar, coibir e reprimir atos criminosos de qualquer natureza, funcionando ainda no assessoramento ao tomador de decisão.
O primeiro Coordenador de Inteligência foi o Cel PM Hugo Freire de Vasconcellos Filho e atualmente a CI é coordenada pelo Ten Cel PM Antônio Jorge Goulart Matos.