ANIVERSÁRIO DO 2° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

 
Síntese Histórica
O 2º BPM foi criado pelo decreto nº 155 assinado pelo então Presidente Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, no dia 14 de janeiro de 1890.
Foi primeiramente sediado na Rua General Caldwell, atrás da Casa da Moeda, no
Centro da Cidade do Rio de Janeiro.
Seu primeiro Comandante foi o Major do Exército Vicente Osório de Paiva, constituindo-se, na sua primeira fase, com policiais das companhias isoladas então existentes, sendo o Comandante da Corporação o Coronel do Exército Bernardo Vasques.
No ano de 1898, a Lei nº 490 reorganizou a Corporação, sendo transferida a sede para o então Quartel General; hoje, Regimento Marechal Caetano de Faria.
Em 1910, o 2º BPM foi transferido para o bairro de Botafogo, aquartelando-se na Rua Rui Barbosa, hoje Rua São Clemente nº 345, em um antigo prédio, que acabou por ser demolido para dar lugar a uma nova construção, que atualmente contém um pavilhão de comando com sete pavimentos e um prédio com quatro pavimentos para as companhias.
O atual Comandante é o Ten Cel PM Reynaldo Salvador Lemos.

O Comandante-Geral parabeniza o Comandante, Oficiais e Praças do 2° BPM pela passagem do 122º aniversário de criação, comemorado em 14 de janeiro de 2012.

COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima