DIRETRIZ Nº46/15 - APOIO DA PMERJ À SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE REFERENTE AO DECRETO N° 45.505 DE 16DEZ2015

APOIO DA PMERJ À SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE REFERENTE AO DECRETO N° 45.505 DE 16 DEZ 2015 
1. FINALIDADE Regular as ações que serão adotadas pela Diretoria Geral de Saúde, com vistas ao cumprimento do disposto no Decreto no 45.505, de 16 de dezembro de 2015.
2. OBJETIVOS a. Apoiar a Secretaria de Estado de Saúde com médicos e enfermeiros da PMERJ, no período compreendido entre os dias 18 de dezembro de 2015 à 7 de janeiro de 2016. b. Estabelecer protocolos de acionamento e atuação do pessoal de apoio. 
3. MISSÕES a. Escalar o pessoal de saúde no apoio às unidades públicas de Saúde indicadas pela Secretaria de Estado de Saúde, em turnos previamente estabelecidos por aquele órgão, sem comprometer o Sistema de Saúde da Corporação; b. Prover o devido apoio logístico ao pessoal escalado, de modo a facilitar os deslocamentos aos locais de serviço. 
4. EXECUÇÃO 4. EXECUÇÂO 1. A cargo da DGS A. Do Diretor Geral de Saúde a) Estabelecer a ligação entre as instituições envolvidas e a Corporação; b) Fiscalizar o cumprimento das determinações; c) Elaborar relatório sintético das atividades e encaminhá-lo ao Comando da Corporação. d) Sanar problemas relacionados ao cumprimento das determinações, em seu âmbito. B. Do Subdiretor Geral de Saúde a) Escalar todos os oficiais médicos e enfermeiros disponíveis, em regime de sobreaviso, para emprego nas unidades públicas de Saúde, em plantões de 12 horas, mediante acionamento da Secretaria de Estado de Saúde - SES, através do CICC; e b) Providenciar a escala de Oficiais Coordenadores, encarregados de receber as demandas da SES e acionar os meios de apoio (efetivo e logística). C. Do Setor de RH a) Coadjuvar o Subdiretor Geral de Saúde na elaboração das escalas do pessoal de apoio. b) Manter um efetivo controle das escalas publicadas e providenciar as alterações que se fizerem necessárias; c) Apresentar, ao final do período de apoio, um relatório sintético ao Diretor Geral de Saúde. d) Arquivar escalas e relatórios produzidos, visando a necessidade de futuras consultas.
D. Do Secretário a) Providenciar a publicação, em Bol PM, das escalas de serviço do pessoal de apoio. b) Prover, por meio da P4, os meios logísticos para a execução do serviço de apoio (viaturas e comunicações). c) Escalar motoristas para as viaturas empregadas na condução do pessoal de apoio. E. Do SASP Disponibilizar viaturas de transporte de tropa, e respectivos motoristas, para a execu- ção do serviço de apoio à SES. F. Do Oficial Coordenador a) Manter registro de contatos telefônicos com os oficiais escalados no apoio; b) Servir como elemento de ligação com o Centro de Operações, para recebimento das demandas da SES; c) Convocar os oficiais de saúde para o serviço, conforme as necessidades estabelecidas pela SES, via Centro de Operações; d) Decidir a melhor forma de apresentação dos Oficiais de Saúde escalados, nos hospitais apoiados; e) Supervisionar as condições de transporte para os oficiais do apoio até as unidades de saúde apoiadas, bem como o seu retorno ao ponto de apresentação; f) Registrar a apresentação dos oficiais escalados; g) Contatar as unidades apoiadas para verificar as condições de trabalho dos oficiais do apoio; h) Contatar os Comandos de Área para verificar as condições de segurança para o exercício das atividades (fornecimento de escoltas policiais para as viaturas que irão conduzir os oficiais médicos e segurança nos locais de serviço); i) Acompanhar as rendições de serviço dos oficiais acionados; j) Resolver problemas imediatos, relacionados ao cumprimento das missões; k) Elaborar relatório sintético das atividades e encaminhá-lo à DGS; l) Estabelecer contato com o Superior de Dia para providenciar a escolta do Oficial de Saúde até o Hospital apoiado; m) Deverá estabelecer contato prévio com o coordenador da Secretaria Estadual de Saúde Cel BM Simões, através do celular 971916867, para receber as demandas referentes aos Hospitais apoiados. G. A cargo dos Oficiais de Saúde escalados a) Apresentar-se, via telefone, ao Oficial Coordenador às 08:00h do dia para o qual foi escalado, independentemente de acionamento; b) Se acionado, apresentar-se no local designado pelo Oficial Coordenador para o transporte à Unidade de Saúde apontada; e c) Manter contato com o Oficial Coordenador conforme acordado, reportando situa- ções de serviço, caso necessário. 2. A cargo do EMG-PM/4 Apresentar 01 (uma) VTR média para transporte de até 10 (dez) passageiros, para utilização do Oficial coordenador conforme articulação prévia com o Superior de Dia, no período entre os dias 18 de Dezembro de 2015 à 07 de Janeiro de 2016.
3. A cargo do Superior de Dia a) Deverá providenciar a escolta do Oficial de Saúde escalado, através de acionamento das Uop, verificando com o coordenador o local onde este irá se apresentar. b) Deverá providenciar o policiamento na unidade hospitalar apoiada pelo Oficial de Saú- de escalado, através da Uop responsável pela A POL do Hospital apoiado. 5. PRESCRIÇÕES DIVERSAS a. Data-hora De 18 de dezembro de 2015 à 7 de janeiro de 2016, em plantões de 12h. b. Uniforme, armamento e equipamento  Pessoal de Saúde – 8 o A;  Motoristas – a paisana e armados. c. Viaturas de apoio  55-1828 (Citröen JUMP), placa LMA1024, do SASP;  55-1854 (FIAT Ducato), placa KRU 3569, do SASP;  55-1323 (VW Kombi), placa LQY 6197, do SASP;  Vtr apresentada pela PM/4. d. Escoltas A cargo dos CPA em cujas áreas localizam-se as unidades de saúde apoiadas. e. Unidades estaduais de saúde apoiadas  HE GETÚLIO VARGAS - HEGV, sito à Avenida Lobo Júnior, 2293, Penha, Rio de Janeiro – RJ (APol do 16o BPM – 1 o CPA).  HE ALBERT SCHWEITZER - HEAS, sito à Rua Nilópolis, 329, Realengo, Rio de Janeiro – RJ (APol do 14o BPM – 2 o CPA).  HE ADÃO PEREIRA NUNES - HEAPN, sito à Rodovia Washington Luiz, s/n, Jardim Primavera, Duque de Caxias – RJ (APol do 15o BPM – 3 o CPA)..  HE ALBERTO TORRES - HEAT, sito à Rua Osório Costa, s/n, Colubandê, São Gon- çalo – RJ (APol do 7o BPM – 4 o CPA).  HE PREFEITO JOÃO BATISTA CAFFARO, sito à Rua Osório Costa, s/n, Centro, Itaboraí – RJ (APol do 35o BPM – 4 o CPA)
f. Ponto base (PB) para distribuição do apoio Pátio do Quartel General (Rua Evaristo da Veiga, 78, Centro, Rio de Janeiro – RJ). g. Telefones úteis Coordenadores: conforme escala anexa DGS/RH: 2333-2533 QG/Of Dia: 2333-2634 CICC: 2206-2029 HEGV: 2334-7835 HEAS: 2176-8800 / 2568-8822 HEAPN: 2277-5001 HEAT: 2701-2087 / 2701-2154 / 2701-4480 HEPJBC:3638-4691 h. Anexos I – Coordenadores; II - Apoio de Transportes; III - Fluxograma de Acionamento IV - Escalas de sobreaviso de Oficiais em apoio as Unidades de Saúde do Estado; i. Observações  Não haverá interrupção de serviços nas Unidades de Saúde da Corporação.  Qualquer modificação nas escalas deverá ser encaminhada à Secretaria da DGS, com 48h úteis de antecedência, de modo a permitir a sua publicação.  As Unidades do Interior do Estado, cujos oficiais por questões operacionais não estejam envolvidas no apoio, deverão ser colocadas de sobreaviso, para o caso de eventual necessidade da DGS, cabendo aos respectivos diretores e coordenadores estabelecer os contatos necessários.

Referencias: Bol da PM n.º 236 - 23 Dez 15


COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima