TORNEIO DE CROSSFIT DA PMERJ 2015 – REGULAMENTO

O Comandante Geral, no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do Diretor Geral de Ensino e Instrução, face ao contido na C.I.PMERJ/CEFD/959/2015, AUTORIZA a realização do Torneio de CrossFit da PMERJ 2015, que será realizado no CEFD, a saber: BREVE

APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA CROSSFIT
O que é CrossFit? CrossFit é um método de treinamento criado há mais de 20 anos nos Estados Unidos e que une a força dos levantadores de peso olímpico, a resistência cardiorrespiratória dos corredores/remadores e a flexibilidade dos ginastas. O objetivo desses “cruzamento” é o Condicionamento Físico Geral da forma mais ampla possível, pois busca o desenvolvimento e a melhora das 10 capacidades físicas: Resistência cardiovascular e muscular, força, potência, flexibilidade, precisão, equilíbrio, agilidade, velocidade e coordenação. É baseado em movimentos funcionais constantemente variados que são realizados em alta intensidade. Atualmente o CrossFit é utilizado na preparação física das diversas forças policiais americanas que visa um melhor condicionamento físico do policial para encarar a rotina de trabalho e também é uma das modalidades desportiva presente no World Police & Fire Games (Campeonato Mundial de Policias e Bombeiros). O presente Torneio visa divulgar a modalidade, bem como sua prática nas unidades da Corporação e possíveis representações Brasileiras no World Police & Fire Games 2017 que ocorrerá em Montreal no Canadá (http://wpfgmontreal2017.com/en/) entre os dias 28 Julho e 06 de agosto 2017. REGULAMENTO DO TORNEIO DE CROSSFIT DA PMERJ 2015 1. DO TORNEIO 1.1 O torneio de CrossFit da PMERJ será disputado, no dia 19 de dezembro de 2015, no Ginásio do CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS (CEFD), localizado na Avenida Marechal Fontenele, 2.906 – Jardim Sulacap – Rio de Janeiro/RJ. 1.2 O CrossFit PMERJ 2015 terá as categorias e número de atletas distribuídos conforme quadro abaixo:

Categorias    Faixa etária     Vagas       Sexo
RX                  LIVRE           30/20     Masc/Fem

SCALE          LIVRE             30         LIVRE
( Em trios )

2. DA DESCRIÇÃO DAS CATEGORIAS: 2.1 RX: Trata-se de uma categoria onde os participantes realizam movimentos com alto grau de complexidade e cargas maiores, além de possuírem nível de condicionamento físico mais elevado. Os participantes deverão ser capazes de executar os movimentos dentro do padrão recomendando e com a carga proposta; conforme tabelas abaixo: Levantamento de Peso Olímpico (LPO) Exercícios Cargas Masculino Feminino OverHeard Squat 95 libras (42.75 kg) 65 libras (29.25 kg ) Clean 105 libras (47,25kg) 75 libras (33.75 kg) Clean&Jerk 105 libras (47,25kg) 75 libras (33.75 kg) Thruster 75 libras (33.75 kg) 45 libras (20kg) Snatch 75 libras (33.75 kg) 55 libras (24.75kg) Deadlift 225 libras (101.25 kg) 155 libras (69.75kg) Kettlebell swing 20 kg 14 kg

Ginástica Handstand push up ( Flexão de cabeça pra baixo ) Toes to bar ( Pé na barra ) * Pull up ( barra) * Chest to bar ( Peito na barra ) * Burpee Box jump ( salto na caixa ) Rope climb ( subida na corda usando os pés ) Push up ( Flexão no solo ) **

Legenda: * Exercícios que serão cobrados somente para sexo masculino; ** Exercícios que serão cobrados somente para sexo feminino.

2.2 As vagas na categoria RX serão destinadas tão somente a militares: tais como policiais e bombeiros militares e membros das forças armadas. 2.3 SCALE – Trata-se de uma categoria adaptada onde os movimentos dos exercícios propostos são menos complexos. Os participantes deverão ser capazes de executar os movimentos, de uma forma adaptada, todavia com uma carga menor e com menos complexidade; exercícios abaixo:

............

3. DAS INSCRIÇÕES 3.1 As inscrições serão abertas às 8 horas do dia 12 de dezembro de 2015 e poderão ser feitas até às 17 horas do dia 17 de dezembro de 2015 ou até o limite de vagas de cada categoria. 3.2 As inscrições serão realizadas através do e-mail: planejamento_cefd@pmerj.rj.gov.br 3.3 Serão oferecidas 50 vagas na categoria RX, sendo distribuídas da seguinte forma: 30 vagas para o sexo masculino e 20 vagas para o sexo feminino. 3.4 Serão oferecidas 30 vagas na categoria Scale obedecendo ao critério descrito no item 2.4. 3.5 Formulário de inscrição:

.............

4. DOS PARTICIPANTES 4.1 A competição será aberta para policiais militares da ativa, lotados em qualquer uma das unidades da PMERJ, militares de outras forças e na qualidade de convidados civis praticantes de CrossFit. 4.2 O participante é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física, seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição. 4.3 Todos os atletas poderão utilizar o uniforme de sua unidade militar, bem como utilizar trajes adequados à prática da modalidade CrossFit, tais como meias, tênis e qualquer acessório condizente com este esporte, desde que não ofereça vantagem desleal com intuito de melhorar o desempenho do atleta durante a prova (sujeitos a fiscalização e aprovação da comissão técnica da prova). 4.4 Cada atleta deverá estar no local de competição pelo menos 30 minutos antes de sua primeira prova. Sendo obrigatória a participação do atleta no primeiro WOD, caso não ocorra, o atleta inscrito/equipe, ficam impossibilitados de prosseguirem na disputa. 4.5 Será de responsabilidade dos atletas o conhecimento de cada prova, seus detalhes e executá- las de acordo com as regras do evento e padrões de movimentos definidos pela organização. 4.6 Cada atleta será devidamente identificado com um número nos braços e/ou pernas, que por sua vez devem estar sempre visíveis, sem rasura ou alterações. 5. DO HORÁRIO: O evento terá início às 08:00h da manhã do dia 19 de dezembro de 2015. 6. DA COMPETIÇÃO: 6.1 A competição será realizada em três etapas distintas doravante denominadas Workout of the Day (WOD). 6.2 Os dois primeiros WODs serão realizados em caráter classificatório, onde os atletas serão ranqueados de acordo com a pontuação obtida. 6.3 O terceiro e último WOD será realizado em bateria única com os 06 (seis) atletas mais bem pontuados. Este WOD final será realizado em igualdade de condições independente da pontuação dos atletas obtida até o momento. 6.4 Será obedecido o mesmo critério para a categoria SCALE (em trios), ou seja, os seis (06) trios mais bem pontuados irão para o WOD final em igualdade de condições. 7. DA PONTUAÇÃO DOS WODS 7.1 Nos movimentos de ginástica e peso, a pontuação se dará pelo número de repetições dos movimentos realizados, onde cada movimento correto valerá 01 (um) ponto. Já no remo, a pontuação será através das calorias e a corrida pelo número de voltas realizadas e/ou com pontuação específica em função do tempo transcorrido para completar o percurso desde sua largada; as voltas serão computadas somente quando completas na sua totalidade. 1.3 Ao atingir o TIME CAP o Atleta não pontuará naquele WOD 7.3 MÉTODO FOR TIME: Será exigido um determinado número de repetições de alguns movimentos e o tempo para realiza-los define as colocações.

7.4 MÉTODO AMRAP (As Many Reps As Possible): Realizar o maior número de repetições possíveis no tempo previsto. 7.5 MÉTODO AFAP: (As Fast as Possible): Realizar as repetições determinadas no menor tempo possível. 7.6 TIME CAP: termo utilizado para definir um limite de tempo para a realização de um determinado WOD. Além disso, pode ter mais uma importante função, sendo ela delimitar qual deve ser o grau de esforço dos atletas durante o WOD, evitando que eles se poupem demais afim de terminar todas as repetições.

8. DA CLASSIFICAÇÃO PARA O WOD FINAL 8.1 Para a classificação do 1º ao 6º colocado será observada a somatória de pontos da primeira e da segunda bateria de provas; já a terceira bateria, será uma final, onde os participantes irão competir em igualdade de condições (pontuação zerada). 8.2 A partir do 7º colocado será obedecido o critério de nota de classificação até o momento. 9. PREMIAÇÃO 9.1 Serão premiados com medalhas do 1º ao 3º lugar. Nas seguintes categorias: - RX masc até 39 anos; - RX fem até 39 anos; - RX masc acima de 40 anos; - RX fem acima de 40 anos; - Scale trio. 9.2 Será premiado o Policial Militar masc. e fem. mais bem colocado na competição, recebendo o título de “POLICIAL MILITAR MAIS BEM CONDICIONADO”. 9.3 Todos os atletas que não obtiverem colocação referida nos itens 9.1 e 9.2, serão agraciados com 01 (uma) medalha de participação alusiva ao evento. 10. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL 10.1 As colocações de cada categoria serão definidas pela colocação obtida no Wod final 10.2 Para fins de desempate será observado o atleta de maior idade. 10.3 Para fins de colocação das unidades Policiais Militares será considerada a primeira colocada a unidade que obtiver maior número de pontos, somando os pontos das colocações de seus atletas/policiais em todas as categorias elencadas no evento.

.............

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 12.1 O atleta concorda com todos os itens presentes neste regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento. 12.2 Qualquer conflito ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela organização do evento.

REFERENCIA BOL PM nº 228 de  11 DEZ 2015 - BAIXAR

COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima