O Comandante-Geral parabeniza o Comandante, Oficiais e Praças do BOPE pela passagem do 34º aniversário de criação, comemorado em 19 de janeiro de 2012.
Criado em 19 de janeiro de 1978, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), foi denominado, inicialmente, como Núcleo da Companhia de Operações Especiais
(NuCOE), funcionando nas instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP),
em Sulacap.
Em de 07 de abril 1982, o NuCOE passou a funcionar nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), no Estácio, fazendo parte daquela Unidade, recebendo a designação de Companhia de Operações Especiais (COE). Dois anos após, a COE passou a ser novamente
denominada de Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE).
Posteriormente, pelo Decreto Lei nº 11.094 de 23 de março 1988, foi criada a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), com missões específicas em todo o Estado do Rio de Janeiro, que seriam determinadas pelo Comandante Geral da Polícia Militar.
Finalmente pelo Decreto nº 16.374 de 1º de março de 1991 deu-se a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ficando extinta a CIOE. Somente no ano 2000, o BOPE ganhou instalações próprias, ficando sediado no bairro de Laranjeiras.
Atualmente o BOPE é subordinado administrativa e operacionalmente ao Comandode Operações Especiais (COE), que é ligado diretamente ao Comando Geral da Corporação. Seu atual comandante é o Tenente Coronel Wilman René Gonçalves Alonso.
O batalhão foi criado com a missão de atuar em ocorrências com reféns. Porém com o tempo novas missões surgiram, tornando-o a tropa da Polícia Militar especializada em atuar em situações de alto risco. Seus policiais são capacitados técnica, física e psicologicamente a cumprir missões de natureza não convencional, que exijam comportamento e habilidades específicas.
Nesses 34 anos de história, o BOPE já atuou em várias frentes: resgate de reféns, operações em áreas conflagradas, ações humanitárias e nos últimos anos tem cumprido a honrosa missão de ocupar as comunidades para instalação de UPP. Nesse tempo o BOPE já ocupou 22 comunidades do Rio de Janeiro, trazendo um novo tempo de paz aos moradores que antes conviviam sobre o julgo do tráfico de drogas.
MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA HÁ 34 ANOS!